Comunidade São Roque

Antes da estrutura física da comunidade São Roque ficar pronta era utilizada a Escola Cândido Portinari, CAIC, para os encontros da Catequese, ministrados pelas Postulantes do Sagrado Coração de Jesus. O presidente da Associação de Moradores do Conjunto Diadema, Sr. Valdir Roque Toscan, sentindo falta da realização de uma missa mais próxima dos moradores dessa região, teve a iniciativa de ir conversar com o pároco da Paróquia São Rafael, Pe. Luiz. 
Foi marcado a data da realização de uma missa na sede da Associação de moradores no ano de 1995.




Com essa missa, a ideia de comunidade começou a surgir e a procura por catequese foi aumentando. A catequese começou a ser realizada também na sede da Associação de Moradores. As missas passam a ser realizadas todo 2º e 4º domingo de cada mês, sendo que quando o padre não pudesse comparecer, seria chamado o Sr. Manoel, ministro da comunidade Divino Espírito Santo.
As postulantes encerraram o ando de catequese, ficando então de responsabilidade de própria comunidade.
O interesse e dedicação das pessoas foi crescendo e cada vez mais fortalecendo essa comunidade. Surgiu então a necessidade de se colocar um nome. Na época, o Sr. Valdir, presidente da Associação de Moradores, externou sua devoção a São Roque, as pessoas aceitaram a sugestão e ficou denominada Comunidade São Roque. A primeira comissão foi: Dejair Lemes Trindade, presidente; Valdir Roque Toscan, vice-presidente; Cleonice Terezinha Maia Carvalho, secretária; Jairo Valentim de Carvalho, tesoureiro; Enor Procópio de Sá Abreu, Maria de Jesus Mequelani, Irlani Valentin de Carvalho e Adleuza Tribetino Oliveira Trindade, conselho fiscal.
Em julho de 1996, foi formada uma comissão para coordenar os trabalhos da comunidade, até então agrupada a Associação de Moradores.
Com grande expectativa e muito trabalho realizou-se no dia 11/08/1996, a primeira festa de São Roque, motivo de maior alegria e honra foi a presença do Arcebispo Dom Moacyr José Vitti, que celebrou a missa juntamente com os padres Rupert e Edimilson, MIC.
A partir daí houve um maior empenho na conquista de um terreno para a construção de uma Capela. Somente em Dezembro de 1998, conseguiu-se esse terreno. Em 27/01/2000, através da COHAB, foi firmado um contrato com a COHAB e iniciadas as obras.


A construção deu-se com a ajuda das pessoas da comunidade que doaram material e mão-de-obra. Estando pronto o primeiro piso da capela, destinada a celebração, no dia 24/05/2000, com missa e coroação de Nossa Senhora, inaugurou-se a Capela da Comunidade São Roque.

Houveram muitas dificuldades de relacionamento, de recursos materiais, mas no decorrer desse tempo, com a ajuda constante de Deus, tudo foi superado e usado para o crescimento individual e da comunidade.

Em 26/05/2002 foi entronizado o Sacrário na comunidade.

A construção da capela terminou e as Missas e as missas são celebradas todos os domingos as 7 e 10hs.
 Capela na Rua Marcio José Aboniski

 Reunião de CPP

Em 2013 viu-se a necessidade de ampliação dos espaços físicos da comunidade, pois a população em seu entorno continuou crescendo. Então foi realizada a compra de um terreno na rua Deputado Cunha Bueno esquina com a Estrada do Barigui, onde será erguida a nova capela.

Em 09/09/2014, foi aprovado pela Mitra o projeto e iniciada a construção da nova capela.



Em agosto de 2015 foi inaugurada a nova Capela em honra à São Roque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário