Comunidade Santa Edwiges

A capela Santa Edwiges foi criada na década de 90, por um grupo de pessoas, moradoras do Caiuá, viram a necessidade de terem próximo a elas, uma igreja onde a Eucaristia pudesse ser celebrada. Assim, foi apresentada a proposta ao pároco de São Rafael, nossa antiga paróquia, que aceitou prontamente. Inicialmente todas as atividades da comunidade (catequese, missa, reuniões, festas) eram realizadas na Escola Municipal Sidonio Muralha. 



Depois foi comprado um terreno na rua Raul Pompéia, onde hoje é atualmente a loja HD. Em 22/01/1989 foi realizada a benção do terreno onde foi construído a Comunidade Santa Edwiges, uma construção simples, mas realizada com dedicação e carinho dos fieis.
 










Conforme a necessidade se apresentou, diante do número crescente de fiéis, foi necessário um terreno e instalações maiores para que todos pudessem celebrar a Santa Eucaristia. Em 1991 foi realizada a compra do terreno onde estamos atualmente, com apoio da matriz São Rafael e da Mitra da Arquidiocese de Curitiba.





Neste terreno foi erguida uma pequena capela, que em pouco tempo ficou pequena para a população que aumentava. Iniciou-se então, em 1993 a construção do salão que seria utilizado para festas e para a celebração da Santa Missa, ao mesmo tempo também foi colocado o cruzeiro.







Com o número crescente de fiéis a Paróquia São Rafael ficou muito numerosa e com um território muito grande, dificultando o trabalho de Evangelização realizado pelos Padres Marianos. Sabendo disto, Dom Pedro Fedalto, Arcebispo de Curitiba, fez a proposta de dividir a Paróquia São Rafael criando uma nova Paroquia que seria confiada aos Padres da Congregação Sagrada Família de Nazaré, os Piamartinos.
A Paróquia Santa Edwiges foi fundada aos 14/07/2002, com o desmembramento territorial das paróquias São Rafael (Curitiba) e Nossa Senhora das Dores (Araucária), pelo então Arcebispo de Curitiba Dom Pedro Fedalto e pela disposição dos padres da Congregação Sagrada Família de Nazaré, do Bem-Aventurado Pe. João Piamarta, em servir o povo de Deus. A partir de então iniciou suas atividades pastorais e sociais na região que abrange os Conjuntos Caiuá, Diadema I e II, Vila Sabará, Alto Bela Vista e Colônia Augusta. É formada pela igreja matriz e 4 capelas: Santa Edwiges, Nossa Senhora Aparecida, São Roque, Divino Espírito Santo e Santa Helena.





Com a chegada dos padres Piamartinos, iniciaram-se mudanças nas instalações físicas da paróquia, em 2003, foi realizada a reforma e reforço das vigas de sustentação do salão paroquial e da igreja, obra que não pode ser vista, mas de extrema necessidade. 


Após iniciou-se a reforma interna do salão paroquial, com a demolição do apartamento do caseiro e demolição da cozinha. 
A igreja onde hoje celebramos a missa mudou gradativamente. Foi realizado o reboco de todo o salão, a colocação do piso de mosaico, compradas as cadeiras brancas e depois a compra dos bancos, a mudança na parte do altar da igreja. Foi realizada a construção da casa paroquial.






Em 2008 iniciou a última etapa da reforma, que deixou a igreja como hoje vemos. Toda a fachada foi alterada, construída a gruta, feita toda a calçada e a colocação do asfalto no estacionamento. Após, iniciaram-se as mudanças internas. O telhado de zinco foi retirado e colocadas telhas de barro para diminuir o ruído e as goteiras que apareceram, as paredes ganharam a cobertura dos tijolos à vista, a laje que estava sobre o altar foi derrubada, a colocação do forro de dry-wall, o novo piso todo em granito, a nova iluminação, as pinturas sacras, o novo equipamento de som e, os vitrais.





























Em abril de 2014 iniciamos o processo de legalização das construções da Igreja Matriz e Capelas. Na Matriz foi necessária a readequação do muro frontal, que foi derrubado e recuado, e foi construído um portal de acesso para os carros e portão de pedestres.








Todas essas obras físicas foram realizadas através da contribuição de cada um dos nossos dizimistas, benfeitores, voluntários, patrocinadores, pedreiros e funcionários que trabalharam aqui, todos que compraram uma cartela de bingo ou rifa, vieram às noites de pastel e outros eventos que realizamos, todos que estavam no inicio e que hoje não moram mais aqui ou já estão junto de Deus.
Santa Edwiges, socorrei-nos em nossas necessidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário